Ramos

Os jovens são divididos conforme a faixa etária em vários ramos ou secções. Cada ramo possui um programa de desenvolvimento e de atividades apropriados à idade e ao desenvolvimento mental, intelectual, espiritual, físico e social do jovem. São esses os ramos definidos pela UEB:






LOBINHO (de 6,5 a 10 anos) 


É formado por pequenos grupos de crianças chamados de matilhas e seu lema é: “Melhor possível”. Um conjunto de matilhas é chamado de Alcatéia. O ramo é fundamentado no livro “Livro da Jângal” ou Mogli, o menino lobo. Baseados no livro, experimentam as primeiras noções de sociabilização e trabalho em grupo.

Nesta etapa as crianças aprendem diversas coisas como canções, sinais de transito, boas ações, cozinha básica, higiene pessoal, jogos educativos e de resistência, jardinagem, jogos e trabalhos em grupo, respeito a natureza, disciplina, primeiros socorros, princípios básicos de responsabilidade e disciplina, e desenvolvem habilidades práticas de interesse através do programa de especialidades do movimento escoteiro.






ESCOTEIRO (de 11 a 14 anos) 




Também composto por grupos de crianças/jovens, chamados de patrulha e seu lema é: "Sempre alerta".
Nesta etapa as crianças intensificam seus conhecimentos básicos recebidos no ramo lobo e iniciam uma fase mais intensa de conhecimentos e atividades práticas como sobrevivência na mata, técnicas de campo, cozinha mateira, escaladas, atividades sociais diversas.

Também são incentivados a desenvolver suas habilidades e interesses em conhecimentos diversos através de especialidades do movimento escoteiro. Aqui o jovem aprende fazendo, vive em equipe, participa de atividades atraentes e variadas.





SENIORES (de 15 a 17 anos)





Apesar das tropas terem nomes diferenciados para meninos (sênior) e meninas (guia), os trabalhos são realizados sempre como se fossem uma tropa única e mista. O lema é: “Sempre alerta para servir”.

Nesta etapa os jovens visam aumentar seu treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e intelectual. Nesta fase é introduzido valores da vida como autodomínio, coragem, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.





PIONEIROS (de 18 a 21 anos)




Aqui os membros da tropa sênior são encaminhados ao clã e seu lema é: “Servir”.

Neste ramo não existem mais os pequenos grupos; todos os jovens fazem parte de um só grupo, rapazes e moças juntos. Além das atividades de maior responsabilidade com a comunidade e com o próprio grupo, ajudando a organizar acampamentos, festas e até auxiliando os chefes nas atividades dos ramos, faz parte também das atividades, a escolha e o aprofundamento de uma das dezenas de projetos sociais do movimento escoteiro.

Aos 21 anos o jovem adulto está pronto para iniciar suas atividades como auxiliar de chefia e posteriormente assumir um dos ramos de sua preferência.

0 comentários:

Postar um comentário